quinta-feira, 16 de junho de 2016

Projeto A Hora do Código IFSP realiza ação na Escola Estadual Arlindo Bittencourt


No dia 14 de junho, professores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Câmpus São Carlos, estiveram presentes na Escola Estadual Prof. Arlindo Bittencourt para a condução do projeto “A Hora do Código IFSP”. Por meio da condução deste projeto, 80 alunos do nono ano do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio puderam aprender um pouco sobre a história da computação, conceitos de programação, mercado de trabalho e informações sobre o IFSP São Carlos. A Hora do Código é uma iniciativa global apoiada por empresas como Apple, Facebook e Microsoft, que visa a prover uma introdução de uma hora à ciência da computação, de forma a desmistificar a programação e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos desta ciência.


Alunos do terceiro ano do ensino médio realizando A Hora do Código

O ensino de programação durante A Hora do Código é feito por meio diferentes jogos, que permitem ao aluno exercitar o raciocínio lógico e aprender conceitos que podem ser utilizados em qualquer linguagem de programação comercial, como laços de repetição e desvios condicionais. Segundo um aluno do nono ano do ensino fundamental, aprender programação jogando Minecraft “... foi a melhor coisa que poderia ter acontecido no dia”. Além de serem apresentados ao mundo da programação, os alunos puderem conhecer as perspectivas de estudo de computação na cidade de São Carlos, como o curso Técnico Integrado em Informática para a Internet que iniciará no primeiro semestre de 2017 no IFSP e o curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), o primeiro a ser oferecido no câmpus.

A ação conduzida na Escola Estadual Prof. Arlindo Bittencourt contou com o apoio e a receptividade da Vice-diretora Profa. Ketty Morilas Pasto Rodrigues e da Profa. Coordenadora Lucia Helena Cruz Mathias. Essa é a primeira de seis ações que serão conduzidas até outubro em uma parceria entre o IFSP São Carlos e a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos. As escolas escolhidas para a condução do A Hora do Código IFSP foram definidas pelo Prof. Lucas Oliveira, coordenador do projeto e docente de Informática do IFSP, em conjunto com a Dirigente Regional de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco. A condução do projeto contou com o apoio também do Prof. Jorge Cutigi (Informática), Vice-coordenador, Vanessa Brasil (Diretoria de Ensino de São Carlos) e os alunos do curso de ADS Ariel Garabetti, Bruno Santos, Matheus Blanco, Ricardo Rossini e Renan da Silva.


Veja mais fotos:

Nenhum comentário :

Postar um comentário