terça-feira, 23 de agosto de 2016

E.E. Esterina Placco recebe o projeto A Hora do Código IFSP – São Carlos


Olá pessoal,

Os professores e alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Câmpus São Carlos, realizaram no dia 17 de agosto mais uma ação do projeto A Hora do Código IFSP. Dessa vez, a equipe visitou a E.E. Esterina Placco com o objetivo de apresentar aos alunos do terceiro ano do ensino médio e do nono ano do ensino fundamental um pouco sobre a história da computação, alguns conceitos de lógica de programação, as oportunidades que o estudo de computação pode oferecer, bem como informações sobre o IFSP São Carlos e seus cursos de nível técnico e superior.

Durante a realização das ações, a equipe fez uso da plataforma disponibilizada pela fundação Code.org para apresentar conceitos de lógica de programação de uma forma que diverte e ao mesmo tempo ensina. A Hora do Código é uma iniciativa que busca incentivar o interesse pela computação em crianças e adolescentes, por meio de uma introdução de uma hora à ciência da computação utilizando jogos que ensinam alguns conceitos de programação, como expressões condicionais e laços de repetição.


Além de tudo o que foi ensinado para os alunos durante as aulas, a ação também consistiu na apresentação e discussão das oportunidades presentes para estudo de computação no município de São Carlos, com destaque para os cursos Técnico Integrado em Informática para Internet (previsto para o primeiro semestre de 2017) e o superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ambos oferecidos gratuitamente pelo IFSP São Carlos

O projeto é fruto de uma parceria entre o IFSP São Carlos e a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos. Essa foi a terceira de seis ações do previstas para a primeira edição do projeto, que vai até outubro. Além da E.E. Esterina Placco, a E.E Arlindo Bittencourt e a E.E JulianoNeto já receberam visitas dos alunos e professores do IFSP.

A ação conduzida na E. E. Esterina Placco contou com o apoio e a receptividade da Diretora Simoni Ravanini, da Vice-diretora Silvana Crestana Kabbach, da Coordenadora Sueli Aparecida Rosa da Silva e da Vice-coordenadora Adriana Pazian. O projeto é coordenado pelo professor Lucas Bueno Ruas de Oliveira, docente da área de Informática do IFSP, que definiu, em conjunto com a Dirigente Regional de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco, as escolas em que estão sendo conduzidas as ações da Hora do Código IFSP. O professor Jorge Cutigi (Informática do IFSP) também contribui na condução do projeto e das ações, juntamente com os alunos do curso de ADS: Ariel Garabetti, Bruno Santos, Fábio Fontana, Felipe Rocha, Matheus Blanco, Renan Costa da Silva e Ricardo Rossini.

Para mais informações sobre o projeto continue acessando o blog e curta a nossa página no Facebook. 

Até a próxima!

Confira mais fotos abaixo


Nenhum comentário :

Postar um comentário