domingo, 30 de outubro de 2016

Projeto A Hora do Código IFSP é avaliado por alunos da Rede Estadual de Ensino em São Carlos

Olá, pessoal!

Viemos hoje anunciar que as ações do projeto A Hora do Código IFSP desse ano chegaram ao fim. Porém, se o projeto ainda não foi a sua escola ou se você gostaria de participar novamente, não desanime. No próximo ano, o projeto deve retomar suas atividades normalmente e escolherá um novo grupo de escolas para visitar. Não se desligue do blog, já que continuaremos postando  notícias sobre o projeto e também oportunidades disponíveis no 
IFSP câmpus São Carlos.

Ao longo do semestre, o projeto reuniu muitas informações dos alunos que participaram de nossas ações e gostaríamos de compartilhá-las com você antes de fecharmos oficialmente as atividades do ano. Essas estatísticas serão compartilhadas semanalmente aqui no blog.

A primeira parte das informações está relacionada à avaliação do projeto por parte dos participantes. Fizemos seis perguntas avaliativas e, para cada delas, os alunos forneceram uma nota entre 1 (“Muito ruim/Inadequado/Pouco”) e 5 (“Muito bom/Adequado/Muito”). Veja a seguir as notas dadas em cada pergunta pelos 271 participantes que responderam o questionário:

1 - As informações apresentadas nas atividades foram interessantes?



2 - O material sobre informática e computação apresentado foi interessante?



3 - As informações apresentadas sobre o IFSP e seus cursos foram interessantes:



4 - Os professores foram atenciosos:



5 - O nível de dificuldade dos exercícios foi adequado:



6 - Gostaria de outras ações como essa na minha escola:


Os resultados obtidos mostram que, em cinco das seis perguntas abordadas, mais de 95% dos alunos avaliaram positivamente (notas 4 ou 5) o projeto realizado. Na questão sobre a dificuldade dos exercícios, aproximadamente 86% dos alunos julgaram o nível como “Bastante adequado” ou “Adequado”. Por outro lado, cerca de 4% dos alunos julgaram o nível como “Pouco adequado” ou “Inadequado”, possivelmente por considerá-los demasiadamente fáceis. Embora existam outros materiais mais elaborados, decidiu-se por usar exercícios bastante intuitivos, de forma a estimular o maior número possível de participantes.

As ações desse projeto de extensão aproximaram o IFSP da comunidade de São Carlos, além de estimular a integração entre o ensino federal e o estadual. Os resultados obtidos até o momento demonstram que os participantes das ações possuem um significativo interesse pela área de computação. Espera-se, com isso, que eles venham a aproveitar oportunidades futuras de estudo e sejam capazes de transformar a sociedade e sua realidade social. 

A equipe A Hora do Código IFSP agradece a boa avaliação!

No próximo post discutiremos a visão da comunidade sobre o Instituto Federal.

Não perca!



Nenhum comentário :

Postar um comentário