sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Conhecendo os Institutos Federais e o IFSP

Muita gente acha que aprender a programar é um bicho de sete cabeças e, na verdade não é bem assim. O projeto A Hora do Código IFSP tem mostrado que programar é para todos, meninos e meninas, alunos aplicados ou agitados e criativos, jovens e adultos. No dia-a-dia, deixamos oportunidades que poderiam mudar a nossa vida passarem apenas por não as conhecer. Quem aqui nunca ouviu falar que escola pública não tem qualidade ou que faculdade federal é só para aluno com condição financeira? Na verdade, não é bem por aí, existem muitas oportunidades que nem todo mundo conhece, inclusive para a estudar computação. Uma ótima oportunidade são Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, também chamados de IFs.

Para explicar o que são IFs, o IFSP São João da Boa Vista conduziu um projeto de extensão incrível, chamado “IFSP: Conheça-nos!”. A equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto produziu um vídeo institucional com o intuito de apresentar o Instituto Federal à comunidade de São João.  Nós, do A Hora do Código IFSP São Carlos tomamos conhecimento do projeto e nos interessamos pela forma como o Instituto é apresentado pela equipe. Sendo assim, decidimos destacar alguns pontos do vídeo institucional original para apresentar nossa instituição e também e realizar um paralelo com o nosso próprio campus.


O IFSP São Carlos vem formando técnicos e tecnólogos para o mercado de trabalho desde sua fundação em 2008, a partir de sua transformação de Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (CEFET) em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O IFSP São Carlos está localizado nas dependências da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e, em pouco tempo, começará a funcionar também em sua sede própria, construída na região norte da UFSCar (veja).
Atualmente, o Instituto conta com uma infinidade de recursos, que permite oferecer aos seus estudantes um ensino de qualidade e uma ótima alternativa aos que buscam oportunidades de inserção no mercado de trabalho da região. Dentre os recursos oferecidos aos alunos, pode-se destacar os modernos laboratórios para aulas práticas e a biblioteca com mais de quatro mil itens no acervo.
Além disso, o aluno do Instituto Federal pode contar com diversos benefícios para que tenha todo o suporte necessário durante a sua permanência no curso e para que ele possa sempre dar a devida atenção a sua educação. O aluno que se inscreve no Programa de Assistência Estudantil (PAE), oferecido pelo Instituto, pode contar com benefícios como Auxílio Transporte e Auxílio Moradia, entre outros.
Os alunos do Instituto também têm a oportunidade de realizar diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Além de servirem como um importante complemento à formação do aluno do Instituto Federal, essas atividades oferecem bolsas mensais como forma de incentivo. Além disso, o aluno que já se formou no curso superior e tem interesse em continuar seus estudos, tem a oportunidade de ingressar em cursos de pós-graduação, como a Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis, oferecido gratuitamente pelo IFSP São Carlos.
Todas essas oportunidades oferecidas pelo Instituto Federal garantem ao estudante uma formação exemplar e tem como objetivo prepará-lo para ser um profissional qualificado para o mercado, sem que para isso tenha que recorrer a instituições particulares, fazendo valer o seu lema: "Oferecer ensino público gratuito e de qualidade."
Não se esqueça de conferir o vídeo de divulgação original produzido pela equipe do IFSP de São João da Boa Vista aqui!
Curtam e compartilhem nossa página no Facebook e fiquem atentos as próximas datas das ações da A Hora do Código IFSP - São Carlos. Até a próxima!

Nenhum comentário :

Postar um comentário